sexta-feira, setembro 23, 2005

Justificativa

Nas próximas décadas a sobrevivência da humanidade dependerá de nossa alfabetização ecológica, isso é - nossa habilidade para entender os princípios básicos da ecologia e viver de acordo com sua observação. Isto significa que a eco-alfabetização deve se tornar uma qualificação indispensável para educadores, gestores públicos, líderes empresariais e profissionais em todas as esferas, e deverá ser a parte mais importante da escolaridade, em todos os níveis – desde a escola primária até a escola secundária, faculdades e universidades e na educação continua e no treinamento de profissionais. “Nós temos que repassar para os nossos filhos os fatos fundamentais da vida: que a sobra abandonada por uma espécie é alimento para outra; que a matéria circula de forma contínua através da teia da vida, que a energia que promove os ciclos ecológicos fluem do sol; que a diversidade assegura flexibilidade, que a vida desde seus primórdios, mais de três bilhões de anos atrás, não assumiu o planeta através do combate, mas através de redes de trabalho integrado.” Os princípios do ecodesign através da permacultura, refletem os princípios da organização evolutiva da natureza e que sustentam a teia da vida. Exercer a prática do ecodesign neste contexto requer uma mudança fundamental de atitude para com a natureza, é despojar-se do conceito “o que podemos extrair da natureza”, substituindo por “o que podemos aprender com ela”. O sítio pedagógico é um excelente dispositivo para a integração da aprendizagem em ecodesign com as áreas centrais do currículo. Assim, as crianças estarão aprendendo a cuidar da terra, das outras pessoas e de si mesmas. Elas demonstrarão que possuem não somente o conhecimento e experiências sobre o ambiente, mas também que estarão ativamente conectadas a ele. O sítio pedagógico é um valoroso elemento focalizador para os alunos, por ele guardar as chaves das soluções efetivas, tanto para o ensino quanto para o aprendizado. Um sítio pedagógico para crianças é um ambiente produtivo de plantas comestíveis montado por crianças para o benefício das crianças. Ele é feito em uma área de lazer, para possibilitar as crianças aprender sobre a natureza através do contato direto com a mesma. Ele existe para dar condições as crianças de experimentar o contato com elementos de seu ambiente natural – os animais, plantas, o solo, o fluxo da água e o vento, o sol, as estações etc., além de criar conexões entre as crianças e a terra. Um sítio para crianças além de ser uma horta produtiva produz alimentos, tem um elemento adicional: nela há sinais de brincadeira. Existem pilhas de madeiras, pedras, poças de lama, pequenas cercas, locais secretos, pontes, talvez um espantalho e, sem dívida, coisas que gente grande não vê. Se o sítio está situado nas dependências de uma escola, a construção e o manejo podem ser utilizados como atividade de enriquecimento da aprendizagem em sala de aula. O domínio de muitas áreas do currículo pode ser fortalecido através de pleno envolvimento em atividades ambientais fora de sala de aula. Por fim, preparando as crianças, difundindo práticas sustentáveis, ativando ferramentas associativas, formando equipes locais de mobilização popular, transcedendo o medo e a resignação, compartilhando a dor pelo mundo e as conquistas da nova humanidades, mulheres e homens são chamados a se reconectarem com a comunidade da vida do planeta Terra.